Universitária grava vídeos em libras para ensinar maquiagem aos surdos
03.03.2017
Estudante da UFSCar, Bruna Borges grava tutoriais de maquiagem em libras (Foto: Reprodução/YouTube)

 

Uma estudante do curso de tradução e interpretação em Libras/Língua Portuguesa, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), criou um canal de vídeos no Youtube para ensinar mulheres e homens surdos a se maquiar. Bruna Duarte é a primeira ouvinte e quarta pessoa no país a criar tutoriais de maquiagem em linguagem de sinais. Os vídeos dela ultrapassam mais de 40 mil visualizações.

Segundo a estudante, de 22 anos, que está no segundo ano da graduação, a ideia de criar um tutorial de maquiagem para pessoas com deficiência auditiva veio durante um sarau de fim de semestre da universidade.

“A professora propôs que cada aluno apresentasse algo com que tivesse afinidade anterior ao ingresso na graduação. Eu por, ser maquiadora, tendo exercido a profissão por três anos, exibi um vídeo de um tutorial de maquiagem e fui explicando para as meninas como reproduzir aquela maquiagem e tudo mais. Ao fim da apresentação, elas me sugeriram algo que eu já tinha pensado: criar um canal para ensinar as pessoas surdas. Foi a partir daí que eu tive iniciativa de criar um canal para compartilhar as coisas que já sabia por ser uma profissional da área”.

Motivação
Natural de Rondonópolis, interior do Mato Grosso, Bruna é maquiadora profissional e sempre teve interesse em fazer graduação na área de libras, mas poucos cursos eram oferecidos onde morava.

“Apesar da vontade em me graduar, eu estava tendo um bom lucro com meu salão e acabei me acomodando. Aí, quando abriu a graduação na UFSCar eu decidi vir cursar”.

Finalidade
Bruna contou que quando começou a gravar os vídeos já existiam outras três pessoas que faziam tutoriais no mesmo segmento. Nathalia Silva e Kitana Dreams, de São Paulo, e Larissa Jorge, que é de Santa Catarina, entretanto todos são surdos.

“Eu sou a primeira ouvinte a criar esse conteúdo e acredito que esse seja meu diferencial. Por ser ouvinte, minha perspectiva é diferente, mas eu sempre divulgo o trabalho deles por acreditar na importância da representatividade”, disse a estudante.

Os tutoriais gravados por Bruna passam de 14 mil visualizações no YouTube e na página do Facebook são mais de 27 mil visualizações. Os vídeos mais antigos possuem legendas e os mais novos narração.

O objetivo da estudante, que gravou o primeiro tutorial em setembro de 2015, é alcançar cada vez mais meninas e meninos surdos.

“No geral, é compartilhar o que eu já sabia como profissional da maquiagem, só que em língua de sinais. Ensinando as pessoas surdas a se maquiar, mostro a elas o quanto são bonitas, independente dos padrões, e que podem através da maquiagem se sentir melhor, mais confiantes consigo mesmo e com o mundo. Levando sempre a mensagem, como em um dos meus vídeos que já passa das 15 mil visualizações, que o amor próprio é a coisa mais importante que precisamos desenvolver”, contou.

Interação
Além de gravar os vídeos, a estudante também interage com o público. “A maioria me dá um retorno positivo quanto ao aprendizado dos vídeos. Também sugerem temas, por exemplo, específico para os tipos de pele dela e cores diferentes. Temos uma interação bem legal, são bastante participativas”.

Produção
A estudante conta com a ajuda de amigas, que controlam a filmagem, e de intérpretes, que auxiliam com a tradução de expressões em libras para o português. Os tutoriais são gravados aos finais de semana ou nas férias.

“Geralmente, em até duas horas eu consigo arrumar o ambiente, ligar a iluminação, posicionar a câmera, os produtos e gravar. A edição é a parte mais complexa, pois existem termos e expressões faciais que eu faço que ficam muito claras para o entendimento em libras, mas que não consigo encontrar uma palavra que seja referente em português. Então, o processo de tradução para colocar a legenda é o passo mais trabalhoso”, explicou.

Parcerias
A jovem já procurou algumas empresas e tem interesse em fazer parcerias com associações. “No momento, estou articulando um curso de automaquiagem para as mulheres surdas com a Associação dos Surdos de São Carlos, para a festividade do dia das mulheres”.

* Sob supervisão de Caliandra Segnini, do G1 São Carlos e Araraquara.

Fonte: G1

 


Outras publicações
Advogada Maria Michelotto é palestrante no III Congresso Online de Direito
14.09.2023

A Advogada Mariana Michelotto é uma das palestrantes do III Congresso Online de Direito, que acontecerá de 18 a 21…

Lançamento livro
05.09.2023

No dia 30/08 os Advogados Marlus Arns de Oliveira e Mariana Michelotto participaram do lançamento da obra “A Defesa”, uma…

05/09 – Dia da Amazônia
05.09.2023

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. São 7 milhões de km² que abrigam cerca de 2.500 espécies…