Organizações da Sociedade Civil ficam de fora do Simples Nacional
17.11.2016

O terceiro setor aguardava com ansiedade a inclusão das Organizações da Sociedade Civil (OSC) no regime de Simples Nacional, conforme previsto no projeto de lei original (PLC 125/2015), que recentemente foi promulgado através da Lei Complementar 155, publicada no último dia 28/10/2016.

O projeto original previa a inclusão das organizações da sociedade civil (OSC), conforme artigo 2º, inciso I, da Lei 13.019/2014, no Simples Nacional relativamente às receitas não imunes ou isentas.

Apesar da inclusão ter sido aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, foi vetada pela presidência da república. De acordo com a justificativa de veto, a inclusão das OSCs no regime do Simples Nacional violaria a Constituição Federal, posto que o tratamento diferenciado para micro e pequenos empreendimentos não guarda relação com a natureza jurídica das entidades sem fins lucrativos.

É importante relembrar que, apesar do regime de imunidade e de isenção que a maior parte das organizações sociais sem fins lucrativos têm direito, existem algumas receitas que não são alcançadas, o que demanda o recolhimento de tributos.

Justamente por isso, a inclusão no regime do Simples Nacional, a fim de facilitar os tramites e diminuir os custos com o cumprimento de obrigações acessórias, é há anos postulada pelas entidades do terceiro setor.

Por Inaiá Botelho, Advogada e chefe do Departamento Tributário

Fonte: Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados


Outras publicações
MP 944/2020 – LINHA DE CRÉDITO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Governo Federal concederá empréstimos para pagamento dos salários de funcionários
06.04.2020

Por Lucas B. Linzmayer Otsuka, Jessica Gilbert Olenike e Ana Carolina Tsiflidis Na última sexta-feira (03/04) foi publicada a Medida…

MP 936/2020 – COVID-19 -Quais são as novas regras trabalhistas para enfrentar a crise econômica gerada pelo novo coronavírus?
03.04.2020

Por Lucas B. Linzmayer Otsuka, Jessica Gilbert Olenike e Ana Carolina Tsiflidis No dia 1/04 foi publicada a Medida Provisória…

Decretos estabelecem as atividades essenciais que podem seguir funcionando durante o período de isolamento
03.04.2020

Por Fernanda Andreazza e Mariana Seleme Visando diminuir a circulação de pessoas nas ruas, o governo federal e alguns governos…