Consultoria social que promove o empreendedorismo nas comunidades: conheça o trabalho da Youngers
09.09.2021

Você já ouviu falar da Youngers? Fundada por Geovana Conti, a consultoria social desenvolve projetos de impacto em parceria com empresas interessadas em mudar a realidade local em que estão inseridas. O objetivo principal da iniciativa é estimular jornadas empreendedoras nas comunidades. Mediados pela consultoria, os negócios são estruturados e formalizados, tendo planos de negócios desenvolvidos. Em alguns casos, as ações conseguem até mesmo preparar os empreendedores para acessar microcréditos.

“Com uma ideia na cabeça e propósito nas mãos que surgiu a Youngers no modelo que a gente conhece hoje. No projeto, conversamos com as pessoas para conhecer as habilidades e talentos que dispõem para transformar esses dons em negócios promissores”, explica Conti. O conteúdo principal das jornadas empreendedoras é disponibilizado em formato online. Além disso, são realizadas consultorias técnicas e terapêuticas para trabalhar as inseguranças na hora de empreender e compartilhar experiências entre os participantes.

Após completar o processo, é realizada uma formatura virtual. Durante o evento, ocorre a Tucunaré Thank, ocasião em que são apresentados 10 pitches dos melhores serviços ou produtos desenvolvidos na jornada. A exposição é feita para representantes da própria empresa ou para um grupo de investidores sociais associados à Youngers, que investem dinheiro, promovem networking, dão dicas e fomentam o empreendedorismo local.

“Todas as pessoas da comunidade são bem-vindas. É um movimento diverso e inclusivo que possibilita que muitas pessoas em vulnerabilidade mudem de vida. Após a jornada, os participantes estão prontos para consumir conteúdos do SEBRAE, de escolas de empreendedorismo, entre outros. A gente ‘desgourmetizou’ essa cadeia, colocando as pessoas dentro do movimento produtivo. O protagonismo é deles”, afirma Conti. A cada R$ 1 investido gera R$ 1,2 para a economia local. Após seis meses da implementação do projeto, o índice alcança até R$ 4,6 por real aplicado. 

Para a fundadora, a iniciativa visa reforçar que o papel das empresas vai muito além do faturamento individual. “Deixar legado na sociedade hoje é fundamental. Desde 2018, a Youngers, junto com os parceiros, são responsáveis por pelo menos R$ 1 milhão circulando nas economias das comunidades”. Atualmente, a Youngers está presente em mais de 20 cidades do Brasil. Saiba mais no site: https://www.ynaweb.com.br/.

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