De acordo com uma pesquisa revelada em outubro do ano passado, conduzida em conjunto pelo Think Eva (consultoria de inovação social) e LinkedIn, quase metade das mulheres já sofreu assédio sexual no ambiente de trabalho. Com o objetivo de transformar a cultura das empresas e contribuir para relações mais sustentáveis nesses espaços, Ana Addobbati fundou a Women Friendly, projeto que conduz junto com a sócia Nathália Waldow.
“Quando homens e mulheres entendem o que é o assédio e sabem que a sua empresa está comprometida em não deixar que esses comportamentos sejam acolhidos em seus ambientes, surge a transformação para que mulheres consigam entregar o melhor do seu potencial, sem trabalhar com medo, e, assim, as relações entre colegas sejam baseadas no respeito”, esclarece Addobbati.
A iniciativa, que certifica empresas, bares e eventos comprometidos contra o assédio sexual, atua em quatro frentes: Educação mobilizadora; Canais de apoio e denúncia; Consultoria Jurídica; e Mobilização. O reconhecimento é fornecido após a conclusão dos treinamentos e implementação dos protocolos de segurança internos. As ações da Women Friendly já impactaram positivamente mais de 120 mil pessoas e levaram o projeto a ser finalista do 1º Prêmio Impacta Nordeste, na categoria “Um mundo justo, seguro e sem pobreza” em 2020.