O Brasil é o terceiro maior doador de medula óssea do mundo. Segundo o Ministério da Saúde, há 5,5 milhões de brasileiros cadastrados como doadores, um número expressivo, mas que pode ser ainda maior. Por isso, o escritório Arns de Oliveira & Andreazza é apoiador da campanha Fevereiro Laranja, que incentiva a doação de medula óssea.
Nosso país tem, em média, 10 mil novos casos de leucemia todos os anos. A doença afeta os tecidos que formam o sangue, inclusive a medula óssea; e é preciso fazer o transplante desse tecido. Doar medula é simples, indolor e salva vidas – quanto mais doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea no Brasil (Redome), maiores as chances de encontrar uma medula compatível em menos tempo. Hoje, cerca de 64% dos pacientes encontram doadores compatíveis ao final do processo. Vamos ampliar esse índice?
Para ser um doador voluntário, procure o Hemocentro mais próximo, faça seu cadastro do REDOME e realize a coleta de uma amostra de sangue. Ela será utilizada para o exame de tipagem HLA. É importante estar com a saúde em dia, não ter doenças impeditivas e ter entre 18 e 35 anos. Compartilhe essa iniciativa com seus amigos, colegas advogados e familiares.