BOLETIM IR 2019 – NÚMERO 3 – VALORES DE REFORMAS E AMPLIAÇÕES OCORRIDAS EM IMÓVEIS PODEM SER INCLUÍDOS NO VALOR DO CUSTO DE AQUISIÇÃO
25.03.2019

Conforme esclarecemos na semana passada, o contribuinte deve indicar na sua declaração de imposto de renda o valor do custo de aquisição do imóvel, que é o valor pelo qual o imóvel foi adquirido. Reajustes e reavaliações conforme o mercado são proibidas.

No entanto, é possível que alguns dos valores gastos com o imóvel passem a integrar o seu custo de aquisição, desde que comprovados com documentação hábil e idônea e sejam discriminados na declaração de bens.

Podem ser acrescidos no valor do custo de aquisição do imóvel:

  • as despesas de corretagem referentes à aquisição do imóvel vendido, desde que suportado o ônus pelo contribuinte;
  • os dispêndios pagos pelo proprietário do imóvel com: a) construção, ampliação e reforma; b) demolição de prédio existente no terreno, desde que seja condição para se efetivar a alienação; e c) realização de obras públicas que tenham beneficiado o imóvel, tais como: 1. colocação de meio-fio e sarjetas; 2. pavimentação de vias; e 3. instalação de rede de esgoto e de eletricidade;
  • o valor do imposto de transmissão pago pelo alienante; e
  • o valor de contribuição de melhoria.

Neste caso, o contribuinte deve guardar consigo todos os documentos idôneos que comprovem esses gastos, a fim de apresentar as autoridades fiscais se assim exigido.

Fonte: Artigo 137 do Decreto 9.580/2018 e 128 do Decreto 3000/99.


Outras publicações
Workshop de Design Thinking para o Direito
16.09.2020

A Advogada Jéssica Olenike ministrará o workshop “Design Thinking para o Direito”, no dia 21/09 (segunda-feira), às 16h. O curso…

Começa hoje (11) o Seminário Virtual do IBDPE
11.09.2020

Inicia hoje (11/09) e segue até o dia 21/09 (segunda-feira) o Seminário Virtual do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico…

CNJ publica resolução sobre produção e uso de Inteligência Artificial no Poder Judiciário
09.09.2020

Mariana Seleme e Marina Haline No último dia 25 entrou em vigor a Resolução nº 332 do Conselho Nacional de…