Na manhã desta sexta-feira (7) aconteceu na FIEP o evento “Negócios de impacto na prática: desafios e oportunidades”, que teve as apresentações de Filipe Cassapo (gerente de Inovação do Sistema FIEP), James Marins (Instituto Legado e Net4Impact), Marcel Fukayama (Sistema B e Din4mo), Maria Cristhina Rocha (Sistema FIEP), Meire Inoue (EcoSocial e Rede Dinheiro e Consciência) e Caroline Busatto (Net4Impact). Ao final, houve o lançamento da Comunidade B no Paraná, com a presença da sócia do escritório Arns de Oliveira & Andreazza, Fernanda Andreazza, que é membro ativo do movimento dentro da estrutura advogados B. “As empresas certificadas pelo sistema B demonstram que é possível unir o lucro à preservação do meio ambiente, remuneração justa de seus colaboradores e à solução de problemas sociais”, falou Fernanda.
O Sistema B é um movimento global de empresas que buscam a integração do resultado financeiro à geração de resultados ambientais e sociais positivos. Co-fundador do Sistema B Brasil, Marcel Fukayama, assinalou no evento que o mundo vive graves consequências sócio-ambientais em decorrência do modelo de consumo praticado por décadas. “Temos que desenvolver vetores de geração e distribuição de riquezas nas empresas. São duas as nossas agendas: ajustarmos as organizações aos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e atender ao acordo de Paris sobre a mudança no clima. É o momento de repensar o papel das empresas na sociedade”. Fukayama também citou que atualmente no mundo há 2.800 empresas certificadas pelo Sistema B, no Brasil são 450 e no Paraná são 5. “É um movimento que está crescendo exponencialmente”, complementou.
Na sequência do evento aconteceu uma rodada de perguntas e respostas sobre negócios de impacto, o lançamento da Comunidade B Paraná e uma visita na Aceleradora Sistema FIEP.