Arbitac é pioneira em arbitragem e mediação
19.04.2017

Os advogados Ricardo dos Santos Abreu e Fernando José Breda Pessôa foram oficialmente empossados, respectivamente, como coordenador e presidente do Conselho Administrativo da Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná (ACP), em solenidade realizada nessa segunda-feira (17), no Espaço ACP, com a participação do presidente Gláucio Geara e dos vices Sinval Lobato Machado, Odone Fortes Martins e Ivo Petris, além de inúmeros convidados.

O presidente Gláucio Geara fez a leitura do termo protocolar de posse do novo coordenador e membros do Conselho Administrativo, lembrando que a Arbitac completou 20 anos – foi implantada em junho de 1996 – meses antes que a Lei da Arbitragem, aprovada pelo Congresso Nacional fosse sancionada, em setembro do mesmo ano, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

Geara ressaltou também o pioneirismo da ACP na implantação da referida câmara, que “hoje está colocada entre as mais importantes do país”.

Ricardo Abreu, que coordenou a câmara durante o mandato anterior e permanece no cargo, também eleito para uma das vice-presidências da entidade representativa do setor produtivo, afirmou que graças à dedicação da ACP “a Arbitac é atualmente a comunidade de mediação e arbitragem mais importante do país”, agradecendo também o excelente trabalho do grupo de árbitros e mediadores.

Segundo ele, a Arbitac ainda tem um espaço importante a ser conquistado na região Sul, nos países do Mercosul e na própria América Latina “já que reúne todas as condições para prestar serviços profissionais reconhecidos por sua competência, inclusive, fora do Brasil”.

O presidente Fernando José Breda Pessôa, do Conselho Administrativo, assumiu o cargo expressando “responsabilidade e orgulho” pela oportunidade de colaborar com a Arbitac, que “se confunde com a própria história da arbitragem no Brasil”. Breda salientou ainda a franca evolução da câmara nos mercados nacional e internacional, concluindo que os integrantes da comunidade devem ter “regozijo pelo passado, satisfação pelo presente e entusiasmo pelo futuro da Arbitac”.

O Conselho Administrativo da Câmara de Mediação e Arbitragem da ACP tem a seguinte formação: Ricardo dos Santos Abreu (coordenador), Fernando José Breda Pessôa (presidente), Henrique Goom Neto (vice-presidente), além dos membros Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk, Gladimir Adriani Poletto, Helena de Toledo Coelho, Inaiá Nogueira Queiroz Botelho, Maria Cândida do Amaral Kroetz e Renata Barrozo Baglioli.

Fonte: ACP – Associação Comercial do Paraná

Compartilhe
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Outras publicações
O compliance como mecanismo eficiente de gestão anticorrupção
19.07.2017

O Brasil passa por um momento econômico grave e turbulento. Sob o prisma empresarial, tal gravidade decorre de um cenário…

Marlus Arns de Oliveira – Compliance 2
17.07.2017

20 investigados da Lava Jato cumprem pena em casa com tornozeleira eletrônica
14.07.2017

Vinte investigados na Operação Lava Jato cumprem pena em casa, mas continuam sendo monitorados por tornozeleira eletrônica pela Justiça Federal…