Arbitac é pioneira em arbitragem e mediação
19.04.2017

Os advogados Ricardo dos Santos Abreu e Fernando José Breda Pessôa foram oficialmente empossados, respectivamente, como coordenador e presidente do Conselho Administrativo da Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná (ACP), em solenidade realizada nessa segunda-feira (17), no Espaço ACP, com a participação do presidente Gláucio Geara e dos vices Sinval Lobato Machado, Odone Fortes Martins e Ivo Petris, além de inúmeros convidados.

O presidente Gláucio Geara fez a leitura do termo protocolar de posse do novo coordenador e membros do Conselho Administrativo, lembrando que a Arbitac completou 20 anos – foi implantada em junho de 1996 – meses antes que a Lei da Arbitragem, aprovada pelo Congresso Nacional fosse sancionada, em setembro do mesmo ano, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

Geara ressaltou também o pioneirismo da ACP na implantação da referida câmara, que “hoje está colocada entre as mais importantes do país”.

Ricardo Abreu, que coordenou a câmara durante o mandato anterior e permanece no cargo, também eleito para uma das vice-presidências da entidade representativa do setor produtivo, afirmou que graças à dedicação da ACP “a Arbitac é atualmente a comunidade de mediação e arbitragem mais importante do país”, agradecendo também o excelente trabalho do grupo de árbitros e mediadores.

Segundo ele, a Arbitac ainda tem um espaço importante a ser conquistado na região Sul, nos países do Mercosul e na própria América Latina “já que reúne todas as condições para prestar serviços profissionais reconhecidos por sua competência, inclusive, fora do Brasil”.

O presidente Fernando José Breda Pessôa, do Conselho Administrativo, assumiu o cargo expressando “responsabilidade e orgulho” pela oportunidade de colaborar com a Arbitac, que “se confunde com a própria história da arbitragem no Brasil”. Breda salientou ainda a franca evolução da câmara nos mercados nacional e internacional, concluindo que os integrantes da comunidade devem ter “regozijo pelo passado, satisfação pelo presente e entusiasmo pelo futuro da Arbitac”.

O Conselho Administrativo da Câmara de Mediação e Arbitragem da ACP tem a seguinte formação: Ricardo dos Santos Abreu (coordenador), Fernando José Breda Pessôa (presidente), Henrique Goom Neto (vice-presidente), além dos membros Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk, Gladimir Adriani Poletto, Helena de Toledo Coelho, Inaiá Nogueira Queiroz Botelho, Maria Cândida do Amaral Kroetz e Renata Barrozo Baglioli.

Fonte: ACP – Associação Comercial do Paraná


Outras publicações
Advogada Maria Michelotto é palestrante no III Congresso Online de Direito
14.09.2023

A Advogada Mariana Michelotto é uma das palestrantes do III Congresso Online de Direito, que acontecerá de 18 a 21…

Lançamento livro
05.09.2023

No dia 30/08 os Advogados Marlus Arns de Oliveira e Mariana Michelotto participaram do lançamento da obra “A Defesa”, uma…

05/09 – Dia da Amazônia
05.09.2023

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. São 7 milhões de km² que abrigam cerca de 2.500 espécies…