Academia UniBrasil recebe especialista na Operação Lava Jato
02.03.2017

O Projeto Academia UniBrasil receberá no próximo dia 06 de março, às 19 horas, o doutor em Direito Marlus Arns de Oliveira. O convidado irá ministrar palestra sobre “A Lei 12.850/2013 e sua aplicação na Operação Lava Jato”. Realizado no Auditório Cordeiro Clève, o evento é gratuito e aberto à comunidade.

“Com a Lei 12.850/13 houve um grande avanço nas investigações de crimes econômicos. A Lei regulamentou, por exemplo, a figura do agente infiltrado e deixou claro o acesso a registros, dados cadastrais, documentos e informações independente de autorização judicial”, explica o convidado. Um dos pontos mais conhecidos da Lei é colaboração premiada, que há muitos anos é usada no Brasil, mas que a partir da operação Lava Jato, tornou-se popular. “No escritório temos nos dedicado a estudar a Lei e a colaboração premiada desde então. O assunto inclusive foi tema da minha tese de doutorado defendida ano passado; e objetivo da palestra é mostrar na prática, no dia-a-dia, a aplicação da Lei, sobretudo usando exemplos da operação Lava Jato”.

Operação Lava Jato é uma investigação deflagrada pela Polícia Federal do Brasil em 2014, com o objetivo inicial de apurar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou propina na Petrobrás; em 2017, peritos da Polícia Federal levantaram valores de operações financeiras somando bilhões de reais.

Marlus Arns de Oliveira

marlus

O jurista Marlus Arns de Oliveira é curitibano, sócio do escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados, graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), com doutorado pela mesma Instituição, estudou Direito Penal em Georg-August Universität Göttingen, na Alemanha, e também na Universidade de Coruña, na Espanha; também realizou o curso internacional Business & Compliance na Barry University em 2016. Já ocupou o cargo de Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Curitiba, na gestão de 2004-2006. É Associado da American Bar Association (ABA) Inter-American Bar Association (IABA) e membro do Instituto dos Advogados do Paraná; da Associação dos Advogados de São Paulo; do IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e Diretor Executivo Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico (do IBDPE).

Fonte: UniBrasil

Compartilhe
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Outras publicações
O compliance como mecanismo eficiente de gestão anticorrupção
19.07.2017

O Brasil passa por um momento econômico grave e turbulento. Sob o prisma empresarial, tal gravidade decorre de um cenário…

Marlus Arns de Oliveira – Compliance 2
17.07.2017

20 investigados da Lava Jato cumprem pena em casa com tornozeleira eletrônica
14.07.2017

Vinte investigados na Operação Lava Jato cumprem pena em casa, mas continuam sendo monitorados por tornozeleira eletrônica pela Justiça Federal…